'novo normal'

Seminário apresenta experiências no ensino remoto de Santa Maria

18.303

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Arquivo Pessoal
Camila Fronza Predebon, 25 anos, deu aula para uma turma de 4º ano e realizou experimentos lúdicos via internet

O ensino remoto foi o maior desafio da educação em 2020. E quem se preparou para a carreira na área também teve que se aventurar na nova realidade. Foi por meio da tecnologia que 21 alunas do curso de Licenciatura Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) fizeram os chamados estágios obrigatórios, o primeiro contato dos futuros professores com a prática em sala de aula, no ano passado. Os estágios eram com as séries iniciais em escolas municipais de Santa Maria. Para apresentar essa experiência, os estudantes e as professores regentes participam, a partir de hoje, do Seminário Boas Práticas do Ensino Remoto. O evento inicia às 18h pela plataforma Google Meet.

485 kg de alimentos arrecadados em lives solidárias são doados pelo Mesa Sesc Brasil

A coordenadora do curso de Pedagogia da UFSM, Jane Schumacher, explica que alguns dos alunos preferiram aguardar o retorno das aulas presenciais para realizar o estágio. O grupo que decidiu realizar o estágio no formato online precisou pesquisar sobre as plataformas de ensino à distância e enfrentaram desafios como a alfabetização por meio das telas. A regência dos professores da rede municipal de ensino aos estudantes também ocorreu pela internet.

- No seminário as alunas vão relatar toda a interação que houve de forma remota com as escolas, como trabalharam conteúdos, como foi a alfabetização das crianças, etc. E diferente das outras vezes, a gente nunca interagiu tanto com as escolas, com os alunos e com as famílias - adianta Jane.

Inep divulga cartão de confirmação com local de prova do Enem 2020

DESAFIOS
Uma das experiências que será apresentada no seminário é a da acadêmica Camila Fronza Predebon, 25 anos. Ela deu aula para uma turma de 4º ano da escola Francisca Weinmann. Camila conta que o maior desafio foi estabelecer a conexão com os alunos, já que o ensino dependia de celulares compatíveis com os aplicativos e do acesso à internet das famílias.

Mesmo sem o contato presencial, os estudantes também precisaram atender um dos objetivos do curso, que é tornar a apresentação do conteúdo mais atrativo aos alunos.

- A gente tentou fazer com que os conteúdos tivessem um link com a realidade das crianças e teve uma resposta muito legal. Apesar de termos um conteúdo para vencer, já que tivemos que trabalhar junto com o currículo emergencial do município, tentamos dinamizar ao máximo esse ensino. Foi um aprendizado fora do comum. Eles interagiam muito. E isso só foi possível com as famílias que participaram integralmente da educação dos seus filhos. Esse foi um dos pontos principais: a dedicação das famílias e dos alunos - conta Camila.

Entre as práticas, Camila realizou experimentos com a turma, como a "recriação" do mar morto. Os alunos usaram recipientes transparentes, água, sal e objetos leves para entender como a alta concentração salina no lago do Oriente Médio torna a água mais densa e facilita a flutuação.

O seminário é aberto ao público e segue nesta quarta-feira e no dia 13 de janeiro.

VÍDEO: comunidade precisa de doações para construir escola na Vila Resistência

SAIBA MAIS

  • O quê? Seminário Boas Práticas do Ensino Remoto do Curso de Licenciatura Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Quando? Abertura nesta terça-feira, às 18h. O evento continua no mesmo horário nesta quarta-feira, 6 de janeiro, e na próxima quarta, 13 de janeiro.
  • Onde? Pela plataforma Google Meet. Os links das salas e formulários de inscrição são postados no Instagram do curso de Pegadogia Diurno


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Materiais gratuitos de redação servem como apoio para os estudos do Enem Anterior

Materiais gratuitos de redação servem como apoio para os estudos do Enem

Inep divulga cartão de confirmação com local de prova do Enem 2020 Próximo

Inep divulga cartão de confirmação com local de prova do Enem 2020

Educação